quinta-feira, 9 de junho de 2011


JESUS QUER REINICIAR A TUA VIDA

Reiniciar é voltar do início, é recomeçar, voltar à estaca zero. Quando afirmamos que Jesus quer reiniciar as nossas vidas, estamos dizendo que algo precisa ser revisto, refeito em cada um de nós. Portanto, o processo do reinício começa de trás pra frente: levamos em conta quem somos hoje, para voltar ao ponto de partida do reinício. Assim como um PC que não está legal, travando em um determinado processo de programação, tendo que reiniciá-lo; a nossa atual maneira de ser (natureza humana, pecaminosa), quando está com alguma coisa errada, precisa de um reinício, também. Esse reinício é feito do ponto em que estamos em direção ao de onde deveríamos ter partido, mas não partimos. Vejamos um exemplo: tente ler a seguinte frase: “Ovon  zef  es  odut  euq  sie,  marassap  áj  sahlev  sasioc  sa; é arutairc  avon  otsirC me átse  euq eleuqa”. Não entendeu, não é? Não, não é outro idioma. E nem você sofre de dislexia. Apensas REINICIE o programa de leitura, lendo a frase novamente, agora, de traz pra frente. E aí, compreendeu a leitura? Isso mesmo, parabéns – 2 Co 5. 17 - “Aquele que está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. Que possamos reiniciar as nossas vidas, renunciando as coisas velhas que se passaram, tornando-se novas criaturas por meio da fé em Jesus Cristo. Algo precisa ser mudado na tua vida? Pois saiba que:
JESUS quer REINICIAR a tua vida. 

Vejamos algumas lições dessa passagem bíblica, de trás pra frente:
1)      NECESSITAMOS DE UMA NOVIDADE DE VIDA
...“eis que TUDO se fez novo”.
Em casa, na escola, no namoro, nas amizades, na relação com os pais, na maneira de pensar, de agir e de falar – absolutamente em TUDO – aponta a necessidade de algo novo em nós.

2)      PRECISAMOS RENUNCIAR O QUE É VELHO
... “as coisas velhas já passaram”...
Renunciar o que é velho, porque há novidade de vida. O que é velho não faz mais sentido permanecer em você. Renuncie, portanto, o domínio do pecado na tua vida, reconhecendo que é pecador, arrependendo-se dos seus pecados e aceitando o perdão de Deus para a tua vida: não é mais o pecado quem manda em mim! Mas Cristo Jesus!
Renunciar o orgulho que carregamos por diversos fatores: perdoar quem o machucou com palavras, atitudes ou omissões; voltar atrás e corrigir um erro que cometeu ao ferir alguém; deixar a ingratidão de lado, e ser agradecido.
Renunciar um mundo de ideias, valores, e atitudes contrárias à vontade de Deus. Não copiar, “tomar a mesma forma” deste mundo. Mas, deixar Cristo transformar as nossas mentes e conformá-las de acordo com a forma de pensar dele (Rm 12.1,2).


3)      TUDO SE FEZ NOVO, PORQUE EU SOU UMA NOVA PESSOA...
... “nova criatura é...”
A velha pessoa de antes precisa ser uma nova pessoa, agora!! AGORA!!

4)      REINICIAR A VIDA, PORQUE AGORA ESTAMOS EM CRISTO.
... “Aquele que está em Cristo...”
A tua vida está baseada em quê? Nos seus próprios conhecimentos? Nas suas amizades? Na mesada que teus pais te dão? Nas suas habilidades de tocar algum instrumento musical, desenhar, cantar, encenar, dirigir um veículo? No amor da tua vida? Nos “encantos” e prazeres desse mundo? Em que se baseia, em que se sustenta você mesmo? Ás vezes queremos recomeçar a vida, baseando-se em coisas que não nos levam a lugar algum, em mentiras e em coisas mortas.  A vida do adolescente deve está baseada em Cristo, para que ele seja uma nova pessoa e tudo se faça novo nele também. É Nele que a tua vida deve se basear, se sustentar! Porque ele é “o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega a Deus, senão for por ele” (Jo 14.6).
REINICIAR a vida em Cristo nos leva a reconhecer que há algo de errado em nós e que alguma coisa precisa ser refeita, concertada.
REINICIAR a vida em Cristo aponta para uma necessidade de se desfazer do que se tem, para adquirir aquilo que não tem (“Todos somos pecadores, mas nos é dada a oportunidade de salvação, baseado na graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo” – Romanos 3.23; Efésios 2.8).
Quando JESUS REINICIA a vida de alguém, ELE a conduz para o recomeço de uma nova história.
                                              

Um comentário:

Augusto Sousa disse...

Post legal.
Lembrou me algo, mesmo quando já estamos a algum tempo caminhando com Cristo, sempre é bom fazer uma avaliação de nosso relacionamento com Ele. Algumas vezes temos nos distanciado um pouco do caminho por algum motivo e é necessário um reset, para voltarmos ao primeiro amor ^^.